domingo, 30 de novembro de 2008

Journalism Online em sentido restrito: algumas revisões

A interactividade manifesta-se quando existe uma comunicação mediada por tecnologias - Um tipo de relação que faz com que o comportamento de um sistema modifique o comportamento do outro.
Os meios de comunicação social tradicionais sempre tiveram algum tipo de interactividade, como nas secções de cartas de jornais e televisões e nos telefonemas para programas de rádio (talk rádio), mas é através do webjornalismo que essa interactividade se intensifica. Efectivamente, a interactividade é uma das características mais proeminentes que distingue os media digitais dos media tradicionais. A tecnologia da Internet permite uma verdadeira comunicação bi-direccional, utilizando o correio electrónico e os fóruns de discussão como meios de interligação na comunicação de massas ou na comunicação relacional em pequena escala (Kopper et al., 2000).
Existe uma «automatização» na leitura das notícias através dos hiperlinkes, com a possibilidade do leitor enviar formulários com comentários sobre uma notícia e ver as suas observações colocadas imediatamente à disposição de outros leitores, assim como, a facilidade de participação em votações sobre temas polémicos (Millison, 1999).
Actualmente, os jornalistas, não se resumem só à publicação das notícias. Eles encetam um processo que lhes permite desenvolver um diálogo, em tempo real, entre um jornalista e um leitor ou entre jornalistas e leitores (Pavlik, 2000).
Segundo Luciano Martins (cit. In Mielniczuk, 1999), a interactividade funciona como um sinal de que aquele conteúdo alcançou o leitor de uma maneira mais emocional ou até mais profunda, e o feed-back processa-se pelo seu e-mail, como mensagem de retorno.
Esse impulso é transmitido pelos jornais da web através dos emails, em todas as edições, por meio de uma tela que remete aos e-mails das edições e de outras secções do jornal como assinaturas do jornal, clube do assinante, entre outros, e através do fórum, uma secção que disponibiliza mensagens enviadas pelos leitores a respeito de assuntos propostos ao debate pelo jornal. Será necessário, para que haja interactividade no jornal na web, uma actualização constante, uma agilidade para tratar e divulgar informações, uma forma de hipertexto para facilitar a localização da informação, um design adequado à Internet, uma diversificação dos assuntos oferecidos pelo jornal, um arquivo e uma possibilidade de pesquisa/modo de busca (Mielniczuk, 1999).
De acordo com Bardoel e Deuze (2000), a notícia na web consegue colocar o leitor como parte activa do processo jornalístico, quer na troca de emails entre leitores e jornalistas, através da disponibilização da opinião dos leitores, como se passa em sites que albergam fóruns de discussões e através de chats com jornalistas. Arlindo Machado (1997) lembra que a interactividade ocorre também no contexto da própria notícia, considerando que a navegação pelo hipertexto também pode ser classificada como uma situação interactiva.

Quanto aos aspectos necessários para um jornal online ser interactivo, os utilizadores apontam a actualização constante; a agilidade para tratar e divulgar informações; a forma de hipertexto (para facilitar a localização da informação); o design adequado à Internet; a diversificação de assuntos oferecidos pelo jornal; o arquivo e a pesquisa/modo de busca.

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