A imediatidade, a multimedialidade, a interactividade, e a hipertextualidade e a personalização são elementos que caracterizam o jornalismo online.
A hipertextualidade é uma escrita/leitura não linear num sistema informático.Implica Um processo que permite um acesso não sequencial à informação, por meio de ligações de textos entre si, podendo passar-se de um assunto para outro por meio de conexões, assim como, estabelecer referências cruzadas, criar documentos novos, estabelecendo conexões entre todas as partes dos temas consultados e depois seleccionados. Mas, o hipertexto quando sofre uma extensão através de elementos sonoros ou audiovisuais, chama-se «hipermédia». As ligações dinâmicas que se estabelecem no hipermédia permitem que imagens e sons se associem de modo linear a textos e a outros sons e imagens de forma a facultar um sistema de circulação fluente nos signos que compõem a gramática áudio-scripto-visual.
A hipertextualidade torna-se fundamental no jornalismo da web porque traz a possibilidade de inter-conectar textos noticiosos através de hiperligações para outros textos complementares (fotos, sons, vídeos ou animação), outros sites relacionados com o assunto ou material de arquivo dos jornais. Trata-se de um padrão de organização da informação que até então não tinha sido utilizado na narrativa jornalística.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário