a)Um enunciado dotado de veracidade referindo-se a objectos, pessoas e estados de coisas verificáveis no mundo objectivo.
b) Actual, no sentido em que se refere a acontecimentos que ocorreram normalmente há pouco tempo e transportam alguma espécie de urgência no seu conhecimento: é o que se acaba de produzir, anunciar ou descobrir (Cfr. Fontecuberta, 1993: 16).
c) Relevante no sentido em que enuncia um acontecimento que repercute sobre a vida quotidiana do seu auditório. Convém precisar que as estruturas e sistemas de relevâncias variam consoante as culturas, as comunidades, os grupos e os indivíduos pelo que a identificação dos problemas e dos interesses e, consequentemente, a relevância dos assuntos, também é, ela própria, variável.
d) Dotado de periodicidade, no sentido não de regularidade (isto é de um discurso que se formula através de edições que tendem a ser apresentadas com intervalos idênticos entre si), mas no sentido de um discurso que se actualiza em edições, numa sucessão que, idealmente, deve ser o mais rápida possível.
e) Público no triplo sentido: 1. circula em espaços de acessibilidade geral e a todos abertos em relação aos quais não existe habilitação prévia para a sua frequência; 2. é considerado como possuindo um interesse colectivo; 3. renega a ideia de segredo ou de sabedoria privada ou especializada, no sentido em que baseia a sua actividade na divulgação do saber e na simplicidade .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário